Ao ingressar na Faculdade de Medicina de Marilia, nos deparamos com uma pequena casa situada à Rua Aziz Atalah- um local simples, mas que, por dentro,possui uma grande história de luta dos estudantes em prol da melhoria da nossa querida Famema.A força do DACA e dos estudantes formaram o grande redemoinho que provocou a estadualização da Famema, em 1994. Percebemos que nossa participação, de uma forma singular dentro desta instituição, é uma das manivelas que promovem o crescimento de discussões importantíssimas para a melhoria do ensino médico, afinal queremos não apenas uma boa formação, mas, se possível, a melhor.
Muitas vezes, em meio aos feriados, quando são realizados eventos importantes sobre educação médica---não importa quando: sempre há pelo menos um representante do DACA, que, na maioria das vezes e nos últimos anos tem investido em discussões mais aprofundadas sobre esse tema tão debatido dentro de nossa Famema. É com grande satisfação que o DACA observa as alterações nas grades dos primeiro, segundo e terceiro anos, com maior evidência, vemos uma transformação significativa na estrutura da UPP do terceiro ano, trazendo a saúde coletiva e gestão hospitalar para os estudantes desta série. Não somente isso, mas também a introdução do conceito de determinação social no processo saúde-doença para as primeiras séries da Famema certamente trarão mais benefícios na formação dos estudantes e, com certeza, na forma como eles vêem a sociedade.
Sabemos que há ainda muitos problemas na graduação da Famema e que somente através da união dos estudantes é que teremos uma graduação de qualidade.
Assim o DACA está na Famema, em busca da melhoria, do crescimento, da cultura e do conhecimento.
No response to “O Daca e as Mudanças Curriculares”
Leave a reply