segunda-feira, 2 de maio de 2011

Carta Aberta à Comunidade da Famema

O Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder, órgão oficial de representação política dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, vem por meio desta carta aberta a toda comunidade expor o REPÚDIO à atitude antidemocrática cometida pelos estudantes que feriram o princípio de construção coletiva do movimento estudantil ao preferirem, de maneira obscura, sem debate aberto, lançar candidatura aos cargos de Curador da FUMES e CONGREGAÇÃO da Famema. De forma abrupta e irresponsável, tais estudantes voltaram-se contra os quarenta e cinco anos de lutas de movimento estudantil na Famema.

Historicamente, os estudantes indicam, coletivamente, os nomes dos seus representantes, democraticamente, através de debates, como aquele realizado após ampla divulgação (divulgado com 72 horas úteis de antecedência em e-mail, cartazes, redes sociais) na última segunda feira, 25 de abril, durante reunião no DACA. Além disso, como há uma única cadeira de representação dos estudantes, há um debate histórico entre os estudantes de medicina e enfermagem, para que haja revezamento entre os representantes titulares e suplentes. No último biênio, o acadêmico Yuri Câmara Barnabé, da medicina, foi o representante titular, portanto, no próximo biênio a enfermagem deve assumir a cadeira titular dentro da congregação. Essa discussão coloca-se de tal maneira para mostrar toda a democracia que sempre pautou o movimento estudantil na Famema, sendo os cargos meramente formais, haja visto que, após a decisão de ambos os cursos, constroi-se a votação em regime de consenso, tanto pela medicina, quanto pela enfermagem. Essa importante pauta de unidade na faculdade foi deliberadamente quebrada quando dois estudantes da medicina candidataram-se sem consultar os ESTUDANTES da Famema.

Durante a referida reunião, tivemos a iniciativa de dois estudantes para o cargo de representante suplente junto à Congregação, sendo que, em reunião, foi eleito, em regime de votação, o estudante Caio Esper, atualmente no segundo ano do curso de medicina. Para o representante dos Curadores também tivemos dois interessados em representar os estudantes no cargo. Em regime de votação pelos estudantes foi indicado o estudante Eduardo Vasconcelos, também atualmente no segundo ano do curso de medicina. A fim de compor a chapa, em reunião do DAFC, foi eleita para indicação a estudante Luana Rodrigues, para, juntamente com o estudante Caio Esper, compor a chapa para representação discente junto à Congregação. Ressalta-se aqui o importante comprometimento de todos esses estudantes em fazer os repasses, tanto de pautas quanto das decisões tomadas nessas instâncias deliberativas para os estudantes.

A Congregação é o órgão deliberativo máximo da Famema, estando todo seu corpo técnico administrativo, incluindo diretor de graduação e diretor geral, subordinados a ela. São atribuições da Congregação, entre outras: I - aprovar e supervisionar os planos de ensino-aprendizagem, pesquisa, atenção à saúde e extensão da FAMEMA; II - aprovar, anualmente, o calendário escolar; XXII - aprovar a proposta orçamentária da FAMEMA e o plano de aplicação de recursos. A Curadoria, entre outras atribuições, tem a função de fiscalização das contas da FUMES. São nesses espaços que os estudantes debatem com toda comunidade da Famema os rumos de nossa instituição.

A representação discente nesses órgãos deu-se através de um processo histórico de lutas, na qual os estudantes de medicina e enfermagem conquistaram tais cadeiras. Assim,  soa estranho que estudantes que nunca tenham participado de discussões do movimento estudantil tenham se candidatado a representar todos nós, estudantes da Famema, na Congregação. Não questionamos a capacidade de tais estudantes, como de qualquer outro, em assumir tais cargos, e lembramos também que a candidatura é livre. No entanto, o debate que se coloca é: Que interesse têm esses estudantes em romper com o processo democrático historicamente estabelecido por todos os estudantes da Famema? Quais serão as pautas que levarão para a Congregação e Curadoria? Onde discutirão tais pautas e farão os repasses? Suas decisões serão tomadas, como suas candidaturas, a portas fechadas, longe dos olhos de todos? A quais forças políticas estão ligados para que tentem a todo custo chegar ao poder dentro da lógica de que os fins justificam os meios?

Mais uma vez, o DACA se coloca como espaço de representação POLÍTICA onde as opiniões divergentes são apresentadas e debatidas e se chega a consenso. Pois entendemos que somente desse modo é possível unir nossa faculdade em torno do seu crescimento/evolução/desenvolvimento e construir uma educação e saúde que atendam aos interesses de todos nós estudantes e da sociedade. As reuniões do Diretório acontecem todas às segundas- feiras, às 19 horas, na sede do DACA.

No response to “Carta Aberta à Comunidade da Famema”

Leave a reply

 
© 2009 DACA. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz